Teste de Estanqueidade

Publicado por Bortoncello Centerglass em

Após a execução da camada impermeável, recomenda-se a realização do teste de estanqueidade. Este teste possui a finalidade de verificar se a impermeabilização está funcionando de maneira satisfatória.

Caso haja algum revestimento, o teste deve ser realizado antes da execução do mesmo. Pois em caso de algum defeito na impermeabilização, o reparo pode ser efetuado de maneira relativamente simples, sem a necessidade de abertura ou remoção do revestimento.

Segundo a NBR 9574, para a execução do teste de estanqueidade, deve-se realizar o fechamento de todos os ralos e deixar uma lamina d’água de 10 cm à 15 cm por pelo menos 72 horas. Em reservatórios e piscinas, deve-se realizar o teste de estanqueidade total da área por no mínimo 72 horas.

Teste de estanqueidade em laje de cobertura.

Caso houver pontos de correção, após os reparos, deve-se executar novamente o teste de estanqueidade. Conferido a efetividade do sistema, é liberado para o início do processo de revestimento da superfície, quando necessário.

Reitera-se que os ensaios não destrutivos por meio da termografia devem complementar os ensaios de estanqueidade. Assim como as observações dos projetistas, equipes de fiscalização e executores/aplicadores de impermeabilização das construções e edificações.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Problemas com Infiltração? A Bortoncello Centerglass quer saber qual a sua dúvida.
Powered by