O que é LTIP?

LTIP (Laudo Técnico de Inspeção Predial) é um documento obrigatório por lei, realizado por profissionais habilitados, que visa assegurar as condições de segurança, manutenção, conservação e estabilidade dos edifícios residenciais e comerciais.

oi

Por quê fazer?

O LTIP é um documento obrigatório, os síndicos dos imóveis que não apresentarem o laudo estão sujeitos a multa de R$ 8,029/m² da área total construída, na cidade de Porto Alegre.

O Laudo possui grande importância pois permite o diagnóstico correto, de uma forma geral, das patologias existentes na edificação. Este documento auxilia os síndicos quanto ao planejamento de manutenção dos edifícios, com o intuito de prevenir acidentes, tais como: instabilidades estruturais, destacamento de elementos da fachada, infiltrações de água, entre outros. Além disso, contribui para a valorização do imóvel e confere conforto aos moradores, caso forem necessárias melhorias.

.

Quando deve ser feito?

Conforme a Lei Complementar 806/2016, na cidade de Porto Alegre, a renovação do Laudo deve ocorrer a cada cinco anos, contados da data de elaboração do LTIP Inicial com Recomendações ou do LTIP Inicial e Conclusivo.

Para demais cidades, é possível consultar através do site da própria prefeitura.

.

Como é feito?

Primeiramente, é realizada uma vistoria e a análise das edificações por profissionais habilitados, classificando o grau de risco com relação à segurança dos sistemas construtivos, como estrutura, alvenaria, revestimentos, cobertura, instalações e equipamentos.

Após a vistoria, é elaborado o Laudo através de formulário padrão, que deverá ser apresentado na Prefeitura, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do comprovante de pagamento de taxa.

O LTIP poderá ser:

1. LTIP Inicial e Conclusivo: informa que não há recomendações e serviços a serem executados, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural;

2. LTIP Inicial com Recomendações: atesta os reparos ou serviços a serem executados para a manutenção e recuperação da edificação, assim como providencias a serem adotadas, se necessárias, relativas a lindeiros e logradouro público;

3. LTIP Conclusivo: informa que as obras para a manutenção e recuperação da edificação, indicadas no Laudo Inicial com Recomendações, foram executadas, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural.

.

Por quê contratar a BC?

A BC é uma empresa que possui em sua equipe profissionais habilitados com vasta experiência e preços competitivos.

Além disso, a BC fornece ao condomínio um relatório técnico, sem valor adicional, abrangendo as condições de segurança, manutenção, conservação e estabilidade presentes na edificação.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Estamos a disposição para quaisquer duvidas ou esclarecimentos.

× WhatsApp