Na construção civil grande parte dos materiais utilizados necessitam de água, tanto em sua produção como na aplicação. Além da umidade resultante do próprio processo construtivo, quando a construção não se encontra totalmente protegida, ou seja, sem cobertura e revestimentos exteriores estanques, existe a umidade proveniente da água das chuvas. Em vista disso, a umidade da construção pode ser definida como o excesso de umidade que os elementos de construção apresentam, no final da construção, devido à forte introdução de água durante a sua execução.
Por vezes, estas quantidades de água são menosprezadas, mas nem sempre demonstram ser irrisórias, visto que se não forem tomadas medidas conducentes à sua rápida evacuação, podem surgir anomalias decorrente da difusão dessa umidade.
Em materiais porosos, como o concreto, a secagem passa por três fases distintas: a evaporação da água superficial dos materiais, a evaporação da água existente nos poros de maiores dimensões e, por fim, a água existente nos poros de pequenas dimensões. A primeira fase de evaporação ocorre imediatamente após a execução e durante um pequeno período de tempo. A segunda fase, desenrola-se mais lentamente, enquanto que a última, sucede ao longo dos anos correspondendo a um processo extremamente lento.
Este tipo de umidade, em geral, ocasionada em construções recentes, pode dar origem a anomalias generalizadas ou localizadas, sob a forma de manchas de coloração nas paredes de grande dimensão porém não muito escuras, presença de bolores pontuais em zonas de baixa ventilação e eventual fissuração. Via de regra, estas anomalias cessam ao fim de um período mais ou menos longo, variando com o tipo de utilização da construção, existência de ventilação adequada e a zona climática em que esta se insere.
Como medidas preventivas, é indicado a secagem rápida dos elementos construtivos através do aumento da ventilação natural associada a equipamentos de aquecimento e desumidificadores. Em seguida, deve ser realizado o tratamento das anomalias na superfície, como manchas, destacamento de pintura, fungos e bolores, fissuração, de acordo com as estratégias de reabilitação.
#
ORÇAMENTO GRATUITO

(51) 3059-9200

ENCONTRE-NOS

Endereço
Rua João Nicolau nº 166 – Bairro Fátima, Canoas/RS

CEP: 92200-650

 

Horário
Segunda – sexta: 8h–18h

× WhatsApp