Qualidade d’água

Publicado por Bortoncello Centerglass em

A manutenção e conservação da caixa d’água são a garantia da qualidade d’água
Essencial no dia a dia de qualquer ser humano, a água é um item de grande importância dentro do condomínio. Entre as tarefas dos síndicos e administradores, está a manutenção e limpeza das caixas d’águas e reservatórios do condomínio. Os cuidados com a água são fundamentais para que ela continue potável e própria para o consumo, evitando assim problemas de saúde, dentre outros de maior gravidade.
A presença de rachaduras e infiltrações nas caixas d’água é um fator de grande risco. Estas infiltrações, podem ocasionar anomalias em outras áreas da construção, como lajes, pisos e paredes do edifício, comprometendo assim a durabilidade e segurança da estrutura, assim como a qualidade da água. Além disso, as infiltrações nas caixas d’água ocasionam perda de água, encarecendo a conta no final do mês e aumentando os gastos financeiros do condomínio.
O que e quando fazer?
A impermeabilização de reservatórios de água potável é de extrema importância para o
abastecimento de água para consumo humano, seja pelo aspecto do controle da potabilidade quanto no que se refere a evitar o desperdício deste insumo.
É indicado a realização da impermeabilização junto com a construção/ instalação das caixas d’água. Contudo, com o passar do tempo e, principalmente em locais com impermeabilização inadequada, rachaduras podem surgir na estrutura desses reservatórios, ocasionando vazamentos. Por isso, a Bortoncello Centerglass recomenda sempre que for realizado a limpeza das caixas verificar com os profissionais contratados a situação das mesmas.
É importante ressaltar que o sistema impermeável empregado nos reservatórios não deve alterar a potabilidade da água, devendo atender aos parâmetros da portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/2011 e norma ABNT 12.170.
Manutenção periódica
Para que a água chegue as residências de cada condômino em condições satisfatórias, seja para qualquer finalidade, é necessário que o condomínio realize manutenções periódicas. Além da impermeabilização, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as caixas d’água ou reservatórios devem ser lavados, higienizados e desinfetados a cada seis meses.
Por mais que estas manutenções pareçam simples, estes serviços requerem uma empresa certificada e qualificada. Garantindo assim, a qualidade da água a ser consumida por todo condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Como posso ajuda-lo?