Essa etapa de uma obra exige o cumprimento de várias normas técnicas, desde a fabricação do produto até a execução da aplicação
Antes de contratar um serviço de impermeabilização, o cliente – seja ele uma construtora, seja alguém que vá fazer o serviço no âmbito doméstico – deve saber que cada produto a ser utilizado possui uma norma técnica. ‘O consumidor deve sempre pedir ao fabricante para que apresente o relatório de ensaio dos produtos’, observa a engenheira civil Fabiola Rago Beltrame, professora da Escola de Engenharia do Mackenzie.
De maneira geral, os produtos fabricados no Brasil são de boa qualidade, segundo a engenheira civil Maria Amélia Silveira, gestora do CB22, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mas, mesmo assim, o ideal é procurar as empresas mais tradicionais. ‘Não é que as novas não possam ser boas, não é nenhum bloqueio. Mas é que você precisa ter um histórico de confiabilidade para contratar aquela empresa, e ele só é dado por quem está há mais tempo no mercado’, salienta Maria Amélia.
Essa recomendação é válida tanto para as grandes obras quanto para as pequenas. ‘Às vezes uma empresa de serviço que faz obras novas não tem os profissionais adequados para uma reforma pequena, que exige outras características da mão de obra’, pontua Maria Amélia.
Fonte: Téchne